Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Publicidade



Plantas com perfume

por Muito Mais, em 28.01.09
 limaoA classificação dos odores dos odores vão desde o vegetal/balsâmico ao condimento/almiscarado e do odor ácido dos limões e laranjas ao odor apimentado e almiscarado das chagas. O calor reforça os odores que podem tornar-se ainda mais fortes.

São várias as espécies de plantas que exalam fragrâncias intensas. O perfume libertado através das flores espalha-se pelo ambiente do jardim quando o vento sopra. Isso torna o local muito agradável. Assim, ao plantar seu jardim, inclua entre as plantas seleccionadas algumas espécies perfumadas. Uma variedade de flores que soltam seu perfume durante o dia e outras durante a noite.

Rosas

Inigualável no jardim, não só por sua beleza, mas também pelo seu perfume, a rosa conta com uma centena de espécies e mais de cinco mil variedades, das quais apenas duas são utilizadas para a obtenção de perfumes e a maioria dos óleos usados em aroma terapia: a Rosa centifolia (rosa de maio) cultivada em particular na região Francesa de Provença e a Rosa damasceno, cultivada na Síria. O perfume da maioria das rosas está nas pétalas e o senso comum diz que, quanto mais larga mais perfumadas, o que coloca as rosas miniaturas em desvantagem, embora existam as que têm excepcional perfume, tal como a Petite de Hollande e a De Maux, que são espécies de rosas não muito maiores que as miniaturas.

Rosa Centifolia

Jasmim

O jasmim apresenta uma infinidade de espécies diferentes , espalhadas pelos países de clima tropical e temperado. Dentre elas está o jasmim-branco, uma frágil trepadeira com atraentes flores brancas. Agrupadas em cachos, as flores perfumam o ambiente com um aroma adocicado.

jasmim

 

Há várias espécies de jasmins, todas brancas, com excepção do Jasminum humile, que é amarelo e é utilizado na China para fazer chá. É um arbusto perene, da família das oleáceas, e tem um caule quase  que se eleva até uns 2 m de altura. Do caule partem ramos dos quais brotam várias flores pequenas em cálice. As duas espécies mais usadas em perfumes são o Jasminum officinale e o Sambac, que têm um aroma doce muito intenso.

A essência do jasmim é obtida em laboratório, numajasmim
das realizações mais puras, concentradas e caras da perfumaria. Para obter um quilograma de essência absoluta são necessários 100 quilos de flores, ou oito milhões de pétalas. Também se utiliza o jasmim-do-cabo (Gardénia).

Alecrim

O Alecrim é um arbusto aromático, de folhas perenes, intensamente ramificado, que atinge mais ou menos um metro de altura e cresce espontaneamente na região do Mediterrâneo. Seu nome científico significa rocio/orvalho marinho. As flores aparecem em pequenos cachos  e toda a planta exala um forte e característico aroma muito agradável, com um sabor picante que lembra a cânfora.

alecrim

O alecrim está entre as primeiras ervas utilizadas com finalidade medicinal e na tradição popular europeia era usado para espantar demónios e proteger contra pragas. Envolvido por muitas lendas que lhe atribuem poder místico, o alecrim vem sendo usado como condimento, medicamento, cosmético e na perfumaria.

Alecrim

 

 

Fonte: O Jardim

Autoria e outros dados (tags, etc)


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Joel a 28.07.2010 às 23:20

Bom Dia gostaria de saber onde posso encontrar muda de rosa trepadeira e como faço para conseguir .
Desde já muito obrigada.

Comentar post





Arquivo

  1. 2012
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2011
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2010
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2009
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D





Mais sobre mim

foto do autor